Coisas, loisas e causos envolvendo propaganda, tecnologia e comunicação. Um blog que vai destacar o que você precisa (ou não) saber sobre o que está rolando de mais criativo e interessante, numa luta feroz contra a chatice que reina por aí.

26 setembro 2006

Beachvertising.





Muito boa a campanha para manter limpas as praias da Europa. Não consegui o nome da agência, se alguém souber / descobrir, por favor deixe um comentário.

14 setembro 2006

Xixi e Coco.


O brinquedo de maior sucesso na Suécia. Um sucesso absurdo de vendas. Caros leitores, apresento o Xixi e o Coco! Idealizado para fazer os pequeninos perderem a vergonha e terem uma relação mais natural com os detritos expelidos por nosso corpo, o Pee e o Poo são simpáticos bonequinhos que já desencadearam uma verdadeira enxurrada de merchandise. Confira aqui!

Primeiros socorros.


Você sabe praticar corretamente os primeiros-socorros? A agência canadense DOWNTOWN PARTNERS criou essa incrível ação de marketing de ambiente para o World First Aid Day. E, claro, é apenas uma boneca e um adesivo!

Pixador ou artista ou funcionário público?


Essa é uma questão complicada que as autoridades da cidade inglesa de Leeds estão tentando resolver. Paul Curtis, mais conhecido como Moose, é um cara que cria "graffitis" nos prédios da cidade sem pixá-los... Na verdade ele não usa spray, mas sim escova e sabão! E cria sua arte limpando a craca que o tempo depositou nas construções. Essa é boa! As autoridades estão mais perdidas que surdo em bingo: seria limpeza seletiva crime?

10 setembro 2006

Olé!


Da TBWA espanhola para o PlayStation 2. Show.

Facas super afiadas II


Mais anúncio de faca, dessa vez uma abordagem mais "nervosa. Criado pela KNSK, da Alemanha. Já publicamos FACAS aqui, veja.

Leite.



Não tenho os dados de quem criou, mas poutz, que idéia bem executada.

Pense diferente.


Provavelmente, uma das melhores campanhas de todos os tempos. E não afirmo isso só porque sou um macmaníaco. É só ler o fantástico texto e se deixar levar pelos belíssimos anúncios, sempre com uma foto em preto e branco de uma personalidade que revolucionou algum aspecto de nossas vidas, na arte, tecnologia, esporte, whatever... Abaixo está o texto original, em inglês. E clicando aqui você pode descobrir mais sobre esta campanha. Uma idéia digamos, diferente, da Chiat/Day de Los Angeles, do lendário Jay Chiat.

Texto orginal:

Here's to the crazy ones.
The misfits.
The rebels.
The troublemakers.
The round pegs in the square holes.
The ones who see things differently.

They're not fond of rules.
And they have no respect for the status quo.

You can praise them, disagree with them, quote them, disbelieve them, glorify or vilify them.
About the only thing you can't do is ignore them.
Because they change things.

They invent. They imagine. They heal.

They explore. They create. They inspire.
They push the human race forward.

Maybe they have to be crazy.

How else can you stare at an empty canvas and see a work of art?
Or sit in silence and hear a song that's never been written?
Or gaze at a red planet and see a laboratory on wheels?

We make tools for these kinds of people.

While some see them as the crazy ones, we see genius.

Because the people who are crazy enough to think they can change the world... are the ones who do.


08 setembro 2006

Vespa.


Tem anúncios que são bons apenas porque são bonitos. Um exemplo é essa criação para a Vespa, da DENTSU de Toronto. Bonito!

07 setembro 2006

Móveis de papel.


Os holandeses estão "ameaçando" a liderança da Escandinávia no campo do design limpo, inteligente e extremamente criativo. Agora são os móveis feitos de papel-cartão, leves mas tão resistentes quanto madeira. O site do designer é esse e vale a pena dar uma checada. E tem também a cama, olha só!

06 setembro 2006

Modernista!


Fora da casinha. Assim é o site da agência holandesa Modernista. Pertubador em alguns momentos, é um belo exemplo da escola holandesa de design. Vale a visita, aqui.

Bar Code Revolution.


Uma idéia que valeu um Leão de Titânio no Festival de Cannes. Enquanto o mundo inteiro achava que código de barra era aquilo mesmo, aquela coisa chata e quadrada, vieram uns japoneses e registraram o Bar Code Design. Personalizam os códigos de barras conforme o produto à venda. Simples, sensacional. Veja aqui.

01 setembro 2006

Pare!


Genial. Sem mais palavras... Da FULL JAZZ para a Campanha Nacional Contra Fumo.

Como seriam os esqueletos dos cartoons?


Um artista coreano, Hyungkoo Lee, criou a sensacional exposição Animatus, onde ele mostra a sua visão de como seriam os esqueletos dos personagens de desenho animado. Realmente diferente, não acham? Quando eu digo que esse povo dos olhos rasgados são 'fora da casinha'... Veja clicando aqui.

31 agosto 2006

Pontiki.


Uma versão moderna do antigo "Potato Head". Assim é definido a mais nova sensação no mundo dos brinquedos. O Pontiki é o Pontiki, oras... Como podemos explicar? São várias formas, desde carros até ovos, cheio de furos para que você possa incluir, pernas, braços, olhos e muuuito mais. Tudo para que seu Pontiki seja único, como você (slogan por conta desse blogger). Saiba mais aqui.

Estações de metrô, agora com grife.



A mais nova menina dos olhos dos designers e arquitetos do mundo inteiro são as estações de metrô. Elas mesmo, que há bem pouco tempo atrás eram apenas buracos escuros e mal resolvidos, agora se tornaram lugares fashions.

Um clássico.


Oliviero Toscani certamente marcou a propaganda com suas criações provocativas para a Benetton. Um clássico duca. Conheça mais sobre o trabalho e a vida desse italiano clicando aqui.

Você fica melhor em movimento




Não precisa dizer mais nada nesses outdoors criados pela LOWE para o Renault Clio. Quem nunca saiu assim em cum click fotográfico inesperado?

26 agosto 2006

Eu não sou terrorista!


Seguinte... um amigo blogueiro foi barrado no aeroporto JFK porque estava usando uma camiseta com dizeres em árabe. Foi obrigado a trocar de camisa para não perder seu vôo... Bom, que os americanos são idiotas e paranóicos, nada de novo. A novidade, bacana pra cacete por sinal, é a camiseta lançada por alguns esclarecidos nos EUA. Traz estampada, em tipografia árabe, a frase EU NÃO SOU TERRORISTA. A recomendação do fabricante é uma só: use sempre nos aeroportos norte-americanos. Compre a sua aqui, pô!

25 agosto 2006

Bicicleta foi feita pra pedalar, certo?


Claro que sim! Apesar de que uns malucos acham mais divertido correr ao invés de pedalar... Tire maiores dúvidas aqui.

24 agosto 2006

É hora de bingo.



Um designer japonês (trabalho com um pseudo-japonês, acho que ele é coreano) criou um relógio em que as horas são lidas como numa cartela de bingo. O nome "ocidentalizado" do estúdio de design, é EleeNo. Esses olhos rasgados, vou te contar...

23 agosto 2006

Arte em metal.


Recomendo uma espiada no site do francês Edouard Martinet, um artista que faz esculturas em metal. Muito legal, confira aqui.

A beleza das ruínas.


Fotografias de lugares abandonados. É a isso que se propõe o blog OPACITY. Uma belíssima coletânea de imagens de ruínas, prédios esquecidos e detalhes empoeirados da arquitetura urbana.

22 agosto 2006

Lute contra o sono.



Uma marca de roupas focada no público baladeiro propõe nessa campanha que você lute contra o sono para farrear 24 horas por dia, 7 dias por semana. Visualmente e literalmente agressiva, vocês não acham? Da JWT de Paris para a marca SHS.

Bibliodissey.


Bibliodissey é mais que um blog. É uma fantástica odisséia pelo universo da ilustração. Eles estão simplesmente catalogando quase tudo que se refere a esta arte, destacando quase diariamente os mais incríveis tesouros ilustrados da humanidade. Vale a visita. Todos os dias.

12 agosto 2006

É o preço do sucesso.


Taí um dos primeiros resultados da aventura do crescimento e desenvolvimento na China: praias super lotadas. Eu que não aguento nem mesmo uns quatro manés espalhados num raio de 10km ficaria, no mínimo, apavorado com a possibilidade de freqüentar tal "refúgio natural".
São nossos amigos procurando um lugar ao sol, literalmente.

A bicharada tem que apelar.




O que você faria se fosse um dos últimos de sua espécie? Tentaria preservar a mesma, certo? Uma campanha criada para a Fundação Vida Silvestre, da Argentina, elege o instinto de sobrevivência e de preservação como personagem principal. Apesar de argentina, excelente idéia e execução.

23 julho 2006

Chamada da semana.


Inaugurando a série CHAMADA DA SEMANA: "Sabe por que a gente vê tantos anúncios ruins? Justamente por serem ruins, precisam ser repetidos diversas vezes." Uma chamada matadora da BDDP FILS, agência francesa que promove uma campanha pela qualidade da propaganda.

20 julho 2006

Propaganda em ovos.


Bom, é o seguinte. A rede de televisão americana CBS fechou um acordo com a EggFusion, para "veicular" 25 milhões de ovos, vendidos em supermercados por todo os EUA, com propaganda de seus shows televisivos. E antes que me mandem e-mails que fique claro: não, não é brincadeira.

"Fuma desgraçado!"


Ação anti-tabagista em área de fumantes. Excelente sacada da agência Everest Brand Solutions de Mumbai/India, criada para uma instituição de prevenção ao câncer. Este big-poster foi colocado no teto de uma sala destinada a fumantes.

Colaboração dos amigos Wagner Dias e Julio Schramm. Valeu.

15 julho 2006

It's Mc Time.


A Leo Burnett criou esse incrível outdoor-relógio solar, para mostrar que qualquer hora do dia é hora de Mc Donalds. Show de sacada.

11 julho 2006

OFF - Zizou, esse cabeção.


É impressão ou ficou mesmo a sensação que, salvo as vezes que querem vender bagulhada, as crianças são sempre esquecidas quando decisões são tomadas no esporte? Eleger Zinedine Zidane como o melhor da Copa do Mundo só pode ser piada de muito mal gosto. Não vou entrar no mérito da excelente performance do francês, eu mesmo o vi jogar várias vezes, quando ele destruía adversários com a Juventus de Torino. Vou só expressar meu desgosto por sua atitude, no momento de maior audiência da TV mundial, onde milhões de crianças acompanhavam atentas às jogadas, aos dribles e à cabeçada. Um gênio, um idiota. Cabeça quente? Esfria. Melhor que tentar enterrá-la no peito do adversário. Praticamente todos comerciais das grandes marcas para a Copa da Alemanha usavam crianças nos filmes. Eleger Zizou, o cabeção, como o melhor é jogar no lixo toda expectativa que o fair play vencesse, que as crianças pudessem realmente se espelhar em exemplos dignos e vencedores. Vencedores de verdade, não esses escolhidos por velhos babacas com terceiras intenções.

10 julho 2006

A cidade dos pequenos naufrágios.


O sucesso desse blog foi literalmente por água abaixo. Dedicado inteiramente a barcos que afundaram, ou estão afundando nos canais de Amsterdan, Gezonken Bootje é uma interessante iniciativa com comentários igualmente interessantes.

Agora sim, a iCueca!


Enquanto nem sonho em ter uma barriga como a do cidadão da foto, vou querer pelo menos uma dessas iBox Solid Boxer, uma cueca desenhada especialmente para carregar o iPod. O que mais falta inventar? Encomende a sua aqui.

Design finlandês.


KLAUS AALTO é um dos designers finlandeses de renome internacional reunidos neste site. São projetos inovadores, alguns com soluções bem interessantes, como esta do próprio Aalto. Um organizador, onde cada gaveta é na verdade uma maleta, pronta para pequenas ou longas viagens. Ideal para quem tem crianças em casa. Vale a pena conferir.

O fim das chamadas que vivem caindo.


É o que promete a operadora de telefonia celular Cingular, com esse espetacular anúncio. Um gigantesco outdoor mostrando a palavra "Calls" (chamadas em inglês) despencada de seu lugar. A chamada é: Você não odeia quando as chamadas caem? Criada pela BBDO de Nova Iorque, esta peça é mais uma daquelas que interagem com a paisagem urbana e transmitem a mensagem de maneira criativa e muito eficiente.

Facas super afiadas.


Quem visita o blog já deve ter percebido que aprecio muito a propaganda que rompe as barreiras dos padrões pré-estabelecidos. Esse outdoor para a marca de facas Zwilling J.A. Henckels é mais uma peça que se enquadra nessa categoria. Perfeito. Desta vez fico devendo o nome da agência, se alguém souber, por favor nos diga.

04 julho 2006

Quebra-cabeça no banheiro.


Sudoku, um quebra cabeça de números em que o jogador deve usar raciocínio e lógica, está virando febre no mundo inteiro. E agora pode ser jogado até no banheiro. Com idéias como essa e o advento da internet sem fio, logo logo as revistas vão perder o seu lugar no trono. Colaboração do amigo Wagner Luiz Dias.

02 julho 2006

Visite a Antártida...


...antes que seja tarde demais. Uma daquelas idéias que faz a gente ter gosto em trabalhar com propaganda. A Saatchi & Saatchi da Dinamarca criou uma ação de guerrilha para a agência de viagens Kilroy, que comercializa pacotes turísticos exóticos. Nesse caso, o destino é a Antártida; um bloco de gelo deixado para descongelar no meio da rua... sensacional.

Stop Racism!


A genialidade desse anúncio consiste na simplicidade e objetividade da idéia. A chamada destaca que "nesse jogo maravilhoso, branco e preto sempre estiveram juntos". Da JWT de Porto Rico para a Anistia Internacional.